10 Anos do Papa Francisco: 2013-2023

Alguns dos principais acontecimentos dos dez anos com o papa Francisco.

 

I – 2013

13 de março: Jorge Mario Bergoglio é eleito papa. «Parece que os meus irmãos cardeais foram busca-lo quase ao fim do mundo», disse na sua primeira saudação desde a varanda.

17 de março: Primeira oração do Angelus, diante de 150 mil pessoas. Escreve a primeira mensagem na rede social Twitter: «Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim».

19 de março: Missa de inauguração do pontificado. Participam na celebração delegações de 132 países e o patriarca de Constantinopla, o que não sucedia desde o cisma do Oriente.

23 de março: Visita a Bento XVI, em Castel Gandolfo. Rezam na capela da Virgem de Częstochowa. «Somos irmãos», diz Francisco

28 de março: Quinta-feira Santa. Celebra a missa no centro de menores Casal del Marmo. Lava, seca e beija os pés a doze reclusos, entre eles duas mulheres, uma muçulmana.

12 de maio: Canonização dos 815 mártires de Otranto (Itália). Francisco é o papa que proclamou mais santos na história da Igreja.

26 de maio: Na sua primeira visita pastoral vai a uma igreja das periferias de Roma para dar a comunhão a crianças. Fala da máfia, raiz da beatificação de Puglisi.

24 de junho: Cria uma comissão para investigar o Instituto para as Obras de Religião, alegadamente envolvido em casos de corrupção.

5 de julho: Dá-se a conhecer a sua primeira encíclica, “Lumen fidei”, assinada em 29 de junho de 2013 e escrita, em parte, por Bento XVI.

8 de julho: Realiza a sua primeira viagem dentro de Itália à ilha de Lampedusa para reunir-se com os migrantes que arriscaram a vida no mar Mediterrâneo.

De 22 a 28 de julho: Participa na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro; é a primeira viagem apostólica ao estrangeiro.

24 de novembro: Publica-se a exortação apostólica “Evangelii gaudium”, sobre a evangelização, após o encerramento do Ano da Fé.

5 de dezembro: Francisco anuncia uma Comissão para a Proteção de Menores com o objetivo de prevenir casos de pederastia dentro da Igreja

 

II – 2014

22 de fevereiro: Proclama os primeiros 19 cardeais do pontificado, de doze países.

24 de fevereiro: Cria a Secretaria de Assuntos Económicos para gerir as atividades económicas e administrativas da Santa Sé.

27 de abril: Canoniza S. João Paulo II e S. João XXIII.

24 a 26 de maio: Peregrinação à Terra Santa.

8 de junho: É anfitrião no encontro de oração pela paz no Médio Oriente com o presidente de Israel, Shimon Peres e o palestino Mahmud Abás.

13 a 18 de agosto: Viagem apostólica à República da Coreia, por ocasião da 6.ª Jornada da Juventude Asiástica

21 de Setembro: Viagem apostólica a Tirana, Albânia.

Outubro: Delegações dos EUA e Cuba negoceiam em segredo no Vaticano a superação de um conflito bilateral com mais de 50 anos.

De 5 a 19 de outubro: Realiza-se a terceira Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização.

19 de outubro: Beatificação de Paulo VI, o papa que concluiu o Concílio Vaticano II e que recuperou a tradição de realizar sínodos.

25 de novembro: Discurso na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo; pede para que não se tolere «que o Mediterrâneo se converta num grande cemitério».

28 a 30 de novembro: Viagem apostólica à Turquia.

30 de novembro: Dá início ao Ano da Vida Consagrada, que termina a 2 de fevereiro de 2016.

 

III – 2015

18 de janeiro: Durante a visita às Filipinas, celebra-se uma das missas mais participadas de sempre; diz a seis milhões de filipinos que são os «evangelizadores da Ásia».

24 de março: Assina a encíclica “Laudato si’”, dedicada ao cuidado da casa comum e à conservação do meio ambiente.

6 de junho: Viagem apostólica a Sarajevo, Bósnia-Herzegóvina

5 a 13 de julho: Viagem apostólica ao Equador, Bolívia e Paraguai.

19 a 28 de setembro: Viagem apostólica a Cuba e EUA; visita à sede da ONU.

25 a 30 de novembro: Viagem apostólica ao Quénia, Uganda e República Centro-Africana.

8 de dezembro: Proclama o Ano da Misericórdia, antecipando-o dias antes com a abertura da porta santa na catedral de Bangui, na República Centro-Africana.

 

IV – 2016

12 de fevereiro: A caminho do México, faz escala no aeroporto de Havana para reunir-se com o patriarca ortodoxo Cirilo e assinar uma declaração conjunta.

16 de abril: Visita apostólica a Lesbos, Grécia.

24 a 26 de junho: Viagem apostólica à Arménia.

27 a 31 de julho: Viagem apostólica à Polónia, por ocasião da 31.ª Jornada Mundial da Juventude.

4 de setembro: Canoniza Santa Teresa de Calcutá, no contexto do Ano da Misericórdia.

30 de setembro a 2 de outubro: Viagem apostólica à Geórgia e Azerbeijão.

31 de outubro: Durante a visita à Suécia, por ocasião dos 500 anos da reforma luterana, celebra o meio século de diálogo entre católicos e luteranos.

 

V – 2017

28 a 29 de abril: Viagem apostólica ao Egito.

13 de maio: Exatamente 100 anos após a primeira aparição da Virgem de Fátima, o papa, na sua viagem ao santuário, declara santos Francisco e Jacinta.

6 a 11 de setembro: Viagem apostólica à Colômbia.

19 de novembro: Celebra-se o primeiro Dia Mundial dos Pobres, convocado por Francisco.

26 de novembro a 2 de dezembro: Viagem apostólica a Myanmar e Bangladesh.

 

VI – 2018

15 a 22 de janeiro: Viagem apostólica ao Chile e Peru.

18 a 23 de fevereiro: Retiro de Quaresma do papa e da Cúria orientado pelo padre português José Tolentino Mendonça.

19 de março: Assina “Gaudete et exsultate”, sobre o chamamento à santidade.

21 de abril: Pela primeira vez nomeia três leigos como consultores da Congregação para a Doutrina da Fé; os três são mulheres.

21 de junho: Peregrinação ecuménica a Genebra.

2 de agosto: Ordena a revisão do Catecismo para descrever a pena de morte como moralmente inadmissível e afirma que a Igreja trabalha «com determinação pela sua abolição».

25 a 26 de agosto: Viagem apostólica à Irlanda por ocasião do Encontro Mundial das Famílias.

22 de setembro: Acordo entre a Santa Sé e a a China, assinado em Pequim, relativo à nomeação de bispos; foi renovado duas vezes.

22 a 25 de setembro: Viagem apostólica à Lituânia, Letónia e Estónia.

14 de outubro: Canonização de S. Paulo VI, S. Óscar Romero e mais quatro santos.

 

VII – 2019

23 a 28 de janeiro: Viagem apostólica ao Panamá, por ocasião da 34.ª Jornada Mundial da Juventude. Anúncio de Lisboa como cidade da próxima Jornada da Juventude a nível mundial.

4 de fevereiro: Durante a viagem aos Emirados Árabes Unidos, assina com Al Tayeb, grande imã de Al-Azhar, o “Documento sobre a Fraternidade Humana”, durante um encontro inter-religioso em Abu Dabi.

21 a 24 de fevereiro: Convoca uma cimeira mundial sobre proteção e abusos a menores, que reúne em Roma cerca de 200 líderes eclesiásticos.

25 de março: Assina em Loreto a exortação “Christus vivit”, sobre os jovens e o discernimento vocacional.

30 a 31 de março: Viagem apostólica a Marrocos.

10-11 de abril: Ao encerrar um retiro espiritual para os líderes do Sudão do Sul, Francisco beija-lhes os pés e encoraja-os a procurar o que os une. Em janeiro estabelece-se um cessar-fogo.

5 a 7 de maio: Viagem apostólica à Bulgária e Macedónia do Norte.

7 de maio: No documento “Vos estis luz mundi” determina novas normas quanto aos abusos; os sacerdotes devem denunciar os casos que conheçam.

31 de maio a 2 de junho: Viagem apostólica à Roménia.

4 a 10 de setembro: Viagem apostólica a Moçambique, Madagáscar e Maurícia.

5 de outubro: Nomeia cardeal D. José Tolentino Mendonça, arcebispo desde 26 de junho de 2018

19 a 26 de novembro: Viagem apostólica à Tailândia e Japão.

 

VIII – 2020

2 de fevereiro: Assina a exortação apostólica “Querida Amazónia”.

20 de março: Pede ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral que crie comissão dedicada ao COVID-19, para refletir sobre os desafios da pandemia.

27 de março: Momento extraordinário de oração no contexto da pandemia; abençoa Roma e todo o mundo com o Santíssimo Sacramento.

3 de outubro: Assina a encíclica “Fratelli tutti” no túmulo de S. Francisco de Assis, nas vésperas da sua evocação lirúrgica, como memorial do santo que a inspirou.

19 a 21 de novembro: Dois mil economistas e empresários jovens participam no primeiro encontro “Economia de Francisco”.

8 de dezembro: Abre o ano de S. José, no 150.º aniversário da sua declaração como padroeiro da Igreja universal, com a carta apostólica “Patris corde”.

 

IX – 2021

5 a 8 de março: Viagem apostólica ao Iraque.

4 de julho: Submete-se a uma cirurgia programada para remoção de parte do cólon; fica internado até dia 14.

25 de julho: No primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos pede uma «nova aliança» entre eles e os jovens.

12 a 15 de setembro: Viagem apostólica a Budapeste, Hungria, por ocasião da missa conclusiva do 52.º Congresso Eucarístico Internacional, e à Eslováquia.

10 de outubro: Com um momento de reflexão e missa começa o processo sinodal com o lema “Por uma Igreja sinodal: comunicação, participação e missão”.

2 a 6 de dezembro: Viagem apostólica ao Chipre e Grécia.

 

X – 2022

25 de fevereiro: Um dia após a invasão russa da Ucrânia, dirige-se à embaixada russa para expressar a sua preocupação.

19 de março: Começa o seu décimo ano de pontificado com a assinatura da constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, na qual estabelece a reforma da Cúria.

2 a 3 de abril: Viagem apostólica a Malta.

24 a 30 de julho: Viagem apostólica ao Canadá.

13 a 15 de setembro: Viagem apostólica ao Cazaquistão.

3 a 6 de novembro: Viagem apostólica ao Bahrein.

8 de dezembro: A guerra na Ucrânia «é uma grande dor, uma derrota para a humanidade», diz, depois de chorar durante a oferenda à Imaculada Conceição.

 

XI – 2023

5 de janeiro: Preside às exéquias do papa emérito Bento XVI; centra a homilia na sua entrega como pastor.

31 de janeiro a 5 de fevereiro: Viagem apostólica à República Democrática do Congo e Sudão do Sul.

A partir de texto de Alfa y Omega
Edição e trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 14.03.2023

 

O pontificado do Papa Francisco em 10 documentos (PDF)