Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa

21 junho, 2023 16:39

[Fátima, 21 de junho de 2023] 

Jornadas Pastorais do Episcopado

  1. Nos dias 19 e 20 de junho decorreram em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, as Jornadas Pastorais do Episcopado dedicadas ao tema “JMJ Lisboa 2023 – Desafios pastorais pós-Jornadas para as Dioceses e para a Conferência Episcopal Portuguesa”, contando com cerca de 100 participantes entre bispos, sacerdotes, consagrados, leigos e jovens, nomeadamente os responsáveis pelos Comités Organizadores Diocesanos (COD) da JMJ Lisboa 2023.
  2. Na abertura das Jornadas Pastorais, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, assinalou a unidade da Igreja em Portugal no caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, destacando que a Peregrinação dos Símbolos da JMJ pelas Dioceses portuguesas tem sido uma oportunidade para consolidar convergências em torno desse objetivo comum. Alertando para a necessidade de um trabalho continuado de motivação interior, acompanhamento e participação dos jovens, D. José Ornelas sublinhou que os frutos da JMJ devem estar “no horizonte do coração e dos calendários”, apontando como determinante o trabalho conjunto que tem vindo a ser feito, sinal visível da comunhão eclesial.
  3. O primeiro dia de jornadas contou com a presença de vários membros do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023. O Padre Nuno Amador, membro da Direção de Pastoral, apresentou o fundamento teológico da Jornada Mundial da Juventude, abordando a história, objetivos, tema e dimensões pastorais específicas deste acontecimento. De seguida, os responsáveis das diversas Direções do COL partilharam algumas informações práticas da realização da JMJ, nomeadamente no que se refere à comunicação, às inscrições, aos voluntários, aos Dias nas Dioceses e aos principais eventos da semana JMJ.
  4. Da partilha dos Comités Organizadores Diocesanos sobre os frutos da JMJ que já se sentem nas realidades locais e os desafios que se apresentam no pós-JMJ emergem as seguintes linhas:
  • escutar os jovens, numa perspetiva sinodal, reconhecendo que são protagonistas do processo de renovação da Igreja, e com eles promover estruturas e organizar projetos, sendo consequentes e tomando decisões de acordo com aquilo que pedem, desejam e necessitam;
  • desenvolver a rede de comunicação e comunhão que foi criada entre paróquias, vigararias e dioceses através dos Comités Organizadores Paroquiais, Vicariais e Diocesanos e manter as relações externas com as diferentes entidades da sociedade civil;
  • investir em recursos humanos a tempo inteiro para se dedicarem à pastoral juvenil, tendo como objetivo fundamental acompanhar os jovens, formar quem os acompanha e capacitar novos líderes para a evangelização;
  • promover um trabalho mais próximo entre as diferentes áreas pastorais passando de uma pastoral segmentada para uma pastoral integrada, procurando uma Igreja mais sinodal tendo em conta o Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade atualmente em curso;
  • integrar o dinamismo criado por ocasião da JMJ no processo de reflexão do Sínodo dos Bispos de 2018 sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional.
  1. As Jornadas Pastorais do Episcopado terminaram com a apresentação de um estudo desenvolvido para a Conferência Episcopal pelo Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica. Este estudo, denominado “Jovens, Fé e Futuro”, foi realizado a partir de um questionário online com o objetivo de compreender como os jovens entre os 14 e os 30 anos vivem a dimensão espiritual nas suas vidas e olham para o futuro. A apresentação pública das principais conclusões deste estudo decorrerá no próximo dia 6 de julho na Universidade Católica em Lisboa.
  2. Ao encerrar os trabalhos, o Presidente da Conferência Episcopal, D. José Ornelas, destacou a alegria e o ambiente de festa que se vive na proximidade da realização da Jornada Mundial da Juventude e reforçou a necessidade de não se perder a rede de comunicação e comunhão que já foi criada a partir dos Comités Organizadores Paroquiais, Vicariais e Diocesanos da JMJ, apelando à mudança, em ordem a uma Igreja mais sinodal, onde os jovens têm um papel ativo e são os principais agentes de renovação pastoral.

207.ª Assembleia Plenária Extraordinária

  1. Após as Jornadas Pastorais, decorreu a 207.ª Assembleia Plenária Extraordinária da CEP, que abordou os seguintes pontos:
  • homologação das Comissões Episcopais para 2023-2026 e nomeação dos respetivos secretários (anexo);
  • nomeação do P. Jorge Miguel Lopes Ferreira, Diocese de Angra, e de Mons. Manuel Saturino da Costa Gomes, SCJ (recondução), como Diretores Espirituais do Pontifício Colégio Português para o triénio 2023-2026;
  • informação sobre o V Congresso Eucarístico Nacional, que vai decorrer em Braga de 31 de maio a 2 junho de 2024 com o tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. Reconheceram-n’O ao partir o Pão”;
  • apoio à proposta de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) para Doutora da Igreja;
  • informação sobre o processo sinodal em curso, nomeadamente a divulgação do documento de trabalho para a XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro de 2023 e 2024.
  1. No percurso que a Igreja em Portugal está a percorrer para prevenir e implementar uma cultura de cuidado e proteção dos menores e adultos vulneráveis nos seus ambientes, estiveram presentes na Assembleia Plenária alguns membros do Dicastério para a Doutrina da Fé com o objetivo de consolidar a articulação entre as Dioceses Portuguesas e aquele organismo da Santa Sé no âmbito do tratamento de casos de abuso sexual de menores cometidos por clérigos.

Ainda neste tema, e saudando o primeiro mês de atividade do Grupo VITA que desenvolve a sua ação em articulação com a Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores, os Bispos tomaram conhecimento dos primeiros passos dados no acolhimento às vítimas e continuam a acompanhar o projeto em curso.

ANEXO – Comissões Episcopais da CEP para 2023-2026

1-EDUCAÇÃO CRISTÃ E DOUTRINA DA FÉ Presidente D. António Augusto de Oliveira Azevedo
Vogais D. António Manuel Moiteiro Ramos

D. Manuel da Rocha Felício

D. Delfim Jorge Esteves Gomes

Secretário Dr. Fernando Augusto Teixeira Moita
2- PASTORAL SOCIAL E MOBILIDADE HUMANA Presidente D. José Augusto Traquina Maria
Vogais D. Joaquim Augusto da Silva Mendes

D. Manuel Neto Quintas

D. António Luciano dos Santos Costa

D. Roberto Rosmaninho Mariz

Secretário P. José Manuel Pereira de Almeida
3 – LAICADO E FAMÍLIA Presidente D. Nuno Manuel dos Santos Almeida
Vogais D. José Augusto Traquina Maria

D. Francisco José Senra de Faria Coelho

D. António José da Rocha Couto

D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga

Secretário Dr. José Francisco Ribeiro da Cruz
4- VOCAÇÕES E MINISTÉRIOS Presidente D. Vitorino José Pereira Soares
Vogais D. António Luciano dos Santos Costa

D. Joaquim Augusto da Silva Mendes

D. Joaquim Proença Dionísio

Secretário P. António Jorge Santos Almeida
 

5- CULTURA, BENS CUTURAIS E COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Presidente D. Nuno Brás da Silva Martins
Vogais D. Pio Gonçalo Alves de Sousa

D. Delfim Jorge Esteves Gomes

D. Joaquim Proença Dionísio

Secretário Dr. Paulo Fernando da Cruz Rocha
 

6 – LITURGIA E ESPIRITUALIDADE

Presidente D. José Manuel Garcia Cordeiro
Vogais D. António Maria Bessa Taipa

D. José João dos Santos Marcos

Secretário P. Pedro Lourenço Ferreira
 

 

7 – MISSÃO E NOVA EVANGELIZAÇÃO

Presidente D. Armando Esteves Domingues
Vogais D. Manuel da Rocha Felício

D. Rui Manuel Sousa Valério

D. Antonino Eugénio Fernandes Dias

D. António José Cavaco Carrilho

Secretário P. José António Mendes Rebelo