A JMJ 2023 na Paróquia de Vilar de Andorinho

26 a 31 de Julho de 2023

Dias da Diocese do Porto da JMJ (Pré Jornadas)

https://youtu.be/pgS3ho6ue-Y https://youtu.be/zM0w33avTNQ

Entre os dias 26 e 31 de julho teremos na nossa paróquia os jovens que vamos acolher. Temos 10 famílias de acolhimento, dispostas a receber 33 jovens, sendo 2 com deficiência. Ainda integrados na nossa paróquia, vamos alojar num dos espaços do Monte da Virgem mais 60 jovens. Tanto nas famílias, como no Monte da Virgem, será disponibilizado alojamento, pequeno-almoço e jantar.

Dia 26 – Os jovens da nossa paróquia, que são 19, juntamente com algumas famílias, vão fazer o acolhimento aos jovens forasteiros na Igreja Matriz. À tarde na Igreja da Sagrada Família haverá uma reunião com todos os jovens e as famílias de acolhimento, para dar as boas-vindas, apresentar o programa dos dias da estadia dos jovens acolhidos, estabelecer horários e outros assuntos de interesse. Pertencerá ao Diácono José Luís a elaboração de todo o programa entre 26 e 31 de julho, em inglês, para entregar aos jovens forasteiros e logo no dia da chegada.

Dias 27 e 28 – Depois do pequeno-almoço, será feita uma oração da manhã no adro da Igreja Matriz. Depois, será iniciada uma caminhada a passar pelos outros Centros de Celebração da Paróquia. Iremos, ainda, ao Monte da Virgem, Parque da Lavandeira, eventualmente faremos visita a um museu (o Dr. Paulo Rocha ficou de trabalhar esta hipótese). No fim destas atividades, haverá um lanche partilhado.

Dependendo do número exato dos jovens, todas estas iniciativas serão validadas em definitivo.

Dia 29 – As atividades decorrerão no Parque da Cidade, no Porto, onde se reunirão todos os jovens, havendo algumas atividades e será celebrada a Eucaristia. Os jovens acolhidos só terão, aqui na Paróquia, o pequeno-almoço. O regresso será pelas 24 horas.

Dia 30 – Muitos jovens já vão começar a ir embora neste dia. Para os que cá continuarem, iremos convidá-los a participar na Eucaristia às 11hh em Balteiro, seguida de um almoço no recinto. Durante a tarde, faremos uma visita à Igreja do Bom Pastor, em Ermesinde, onde é venerada a Beata do Divino Coração, um dos Patronos que a Diocese nomeou para as Jornadas.

Dia 31 – Será servido só o pequeno-almoço, pois, nesse dia, os jovens acolhidos  e alguns da nossa paróquia, irão seguir em direção a Lisboa, passando eventualmente por outros locais.