Segunda parte da Laudato Si’ será publicada a 4 de outubro

Papa anuncia data
Segunda parte da Laudato Si’ será publicada a 4 de outubro
7MARGENS | 30 Ago 2023

A encíclica Laudato Si’, dedicada ao “cuidado da casa comum”, foi publicada em 18 de junho de 2015.

Francisco fez o anúncio no final da audiência geral desta quarta-feira,30: a segunda parte da encíclica Laudato Si’ será publicada sob a forma de exortação apostólica no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, data em que se conclui o “Tempo ecuménico da Criação“, o qual se inicia já esta sexta-feira, 1 de setembro.

“Nessa data, tenho a intenção de publicar uma exortação, uma segunda Laudato Si’. Unamo-nos aos nossos irmãos e irmãs cristãos no compromisso de salvaguardar a Criação como um dom sagrado do Criador”, afirmou o Papa.

A informação de que estava a escrever este texto havia sido revelada espontaneamente também pelo próprio Francisco no passado dia 21 de agosto, e posteriormente confirmada pela Sala de Imprensa do Vaticano.

Durante a audiência, o Papa resumiu as ideias principais da Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, divulgada em maio. “É necessário permanecer ao lado das vítimas da injustiça ambiental e climática, esforçando-se para acabar com a guerra sem sentido contra a nossa casa comum, que é uma guerra mundial terrível. Exorto todos vós a trabalhar e rezar para que ela volte a transbordar de vida”, afirmou.

encíclica Laudato Si’, dedicada ao “cuidado da casa comum”, foi publicada em 18 de junho de 2015, com data de 24 de maio do mesmo ano, dia da Festa de Pentecostes. O título refere-se ao início do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis.