Igreja: «Rede Sinodal em Portugal» pretende abrir espaço de informação sobre processo lançado pelo Papa

8 janeiro, 2024

Segunda sessão da assembleia sinodal está agendada para outubro

Lisboa, 08 jan 2024 (Ecclesia)

Um novo espaço digital dedicado ao Sínodo convocado pelo Papa foi lançado, em Portugal, no início de 2024, aberto à participação de todos os que se sintam entusiasmados com o processo sinodal em curso.

Como o nome “Rede Sinodal em Portugal”, o site, que está ao serviço da Igreja, tem como missão “recolher o espírito do livro ‘Não temos medo – Reflexões sobre a Jornada Mundial da Juventude e o caminho sinodal’” e abrir em Portugal um espaço de informação sobre o Sínodo”, pode ler-se numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A Rede Sinodal informa que podem ser enviados contributos para o e-mail geral@redesinodal.pt.

“Uma rede sinodal. Apresentando num mesmo lugar o entusiasmo de quem está em movimento fazendo caminho juntos, na pluralidade e diversidade, procurando viver o tema que o Papa Francisco propõe neste processo sinodal: comunhão, participação, missão”, assinalou Rui Saraiva, correspondente do Vatican News em Portugal e coordenador do livro.

A obra agrega a “afirmação generosa de várias personalidades portuguesas”, entre sacerdotes, religiosas, políticos, professores universitários, jornalistas, profissionais liberais, que partilharam na publicação as reflexões sobre a JMJ e o caminho sinodal.

“Por Lisboa passou uma multidão de mãos dadas, sem preocupações com hierarquias e lugares e celebrando a paz e a fraternidade. Uma imagem de Sínodo que inspirou a ideia e a coordenação do livro publicado pela Paulinas Editora”, assinala a nota.

A segunda etapa do Sínodo dos Bispos acontece em outubro deste ano, com os mesmos participantes da primeira sessão da Assembleia, que decorreu entre 4 e 29 de outubro de 2023, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’.

O site Rede Sinodal em Portugal pode ser acedido em www.redesinodal.pt.