Matriz da proposta da Diocese para a Quaresma 2023

Fiel ao lema do ano pastoral 2022-2023 – Abraça o presente –, a Equipa de Coordenação para o Triénio Pastoral apresenta uma proposta pastoral simples, para o caminho da Quaresma à Páscoa.

Em sintonia e em ligação com a proposta anterior do Advento à Epifania –  uma vez que o mistério da encarnação redentora é celebrado na perspetiva da Páscoa gloriosa –  oferece-se agora uma proposta pastoral, desdobrando e finalizando o mesmo desafio, no abraço à Cruz, a Cristo Crucificado e Ressuscitado, no abraço ao Presente pascal, que é Cristo vivo.

Assim, propõe-se como lema da Quaresma à Páscoa de 2023: “Abraça o Presente da Páscoa. É Cristo vivo. Agarrado a Ele, viverás”.

O símbolo a valorizar é o da Cruz, verdadeiro sinal do abraço de Deus à humanidade. Sugere-se que seja valorizada a Cruz da JMJ Lisboa 2023, dentro ou fora da Igreja, quer pelo lugar que ocupe, quer por uma mais ampla utilização que lhe possa ser dada, nas celebrações e até na Visita Pascal.

A proposta procura ter uma linguagem nova, jovial, com o protagonismo dos jovens e fortemente inspirada na Exortação Christus vivit. Esta Exortação – refere a proposta – merece ser mais lida, estudada e aplicada pastoralmente.

Pretende-se que esta proposta seja sobretudo mais um estímulo em ordem a fazer da reta final da preparação e da celebração da JMJ 2023 uma extraordinária oportunidade para o envolvimento e rejuvenescimento de toda a comunidade diocesana ousando novas propostas e respostas criativas às necessidades pastorais emergentes.

Apêndices 1 e 2_ Proposta pastoral da Quaresma à Páscoa 2023_final