Início do Ano Pastoral 2023-2024

Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho
08 de outubro de 2023

Depois de uma preparação cuidada e desde o dia 27 de setembro até este Domingo, este ano ao cuidado do lugar de Baiza, a quem se agradece o empenho, carinho e disponibilidade, a Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho iniciou de forma solene o novo Ano Pastoral 2023-2024 neste Domingo XXVII do Tempo Comum.

Ao adro da Igreja Matriz, chegou por volta das 10h30m procissão solene com os 7 andores devotos da terra: Divino Salvador, Nª Sª do Rosário, Nª Sª de Fátima, Nª Sª da Paz, Sagrada Família, Menino Jesus e S. Lourenço.

Foi celebrada a Eucaristia dominical por cerca de 350 paroquianos espalhados pelo adro agora renovado. Presidiu o Pároco Padre Albino Reis. Também presente o Diácono José Luís

Participaram do serviço das mesas: acólitos, leitores, ministros extraordinários da comunhão.

A animação musical esteve ao cuidado de uma conjunção dos 3 grupos corais da paróquia.

Reproduzimos o Evangelho deste XXVII Domingo do Tempo Comum – Mt 21, 33-43

Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo:
«Ouvi outra parábola:
Havia um proprietário que plantou uma vinha,
cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar
e levantou uma torre;
depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe.
Quando chegou a época das colheitas,
mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos.
Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos,
espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram-no.
Tornou ele a mandar outros servos,
em maior número que
os primeiros.
E eles trataram-nos do mesmo modo.
Por fim, mandou-lhes o seu próprio filho, dizendo:
‘Respeitarão o meu filho’.
Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si:
‘Este é o herdeiro;
matemo-lo e ficaremos com a sua herança’.
E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no.
Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?».
Eles responderam:
«Mandará matar sem piedade esses malvados
e arrendará a vinha a outros vinhateiros,
que lhe entreguem os frutos a seu tempo».
Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura:
‘A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se a pedra angular;
tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’?
Por isso vos digo:
Ser-vos-á tirado o reino de Deus
e dado a um povo que produza os seus frutos».

e, respigamos da homilia do Padre Albino Reis:

“Por feliz coincidência, o Evangelho de hoje fala-nos da vinha, do proprietário da vinha, dos vinhateiros – ‘que se entendem donos’ e dos vinhateiros – ‘que se assumem servidores’. A vinha somos nós. O proprietário (Deus) só espera boas uvas e poucos ou nenhuns agraços, citando o profeta Isaías da leitura primeira – Is 5, 1-7 (parte)

“Vou cantar, em nome do meu amigo,
um cântico de amor à sua vinha.
O meu amigo possuía uma vinha numa fértil colina.
Lavrou-a e limpou-a das pedras,
plantou-a de cepas escolhidas.
No meio dela ergueu uma torre e escavou um lagar.
Esperava que viesse a dar uvas,
Mas ela só produziu agraços.”

É um grande tema para todos, sejam homens e mulheres católicos de culto e presença celebrativa, sejam simplesmente homens e mulheres de boa vontade, mas abertos à mensagem de Amor do nosso Deus. É para todos os presentes um desafio para um bom ano pastoral, nos diversos serviços (para os que no final da celebração renovarão o seu compromisso de agentes de pastoral nesta paróquia), mas também para todos os outros presentes ou que não puderam vir. Saibamos cuidar da vinha para bem colher os frutos.”

Como era dia de festa, houve convite para almoço e tempo para, à tarde, partilhar e relembrar memórias da desfolhada do milho e dos cantares a cargo do Rancho Folclórico da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho.

Algumas fotos do dia de início do novo Ano Pastoral 2023-2024