No final de uma semana de Sínodo

“Agora é mais difícil manipular o Sínodo”: primeira semana da Assembleia, primeiro consenso

Luís Miguel Modino de Religion Digital e em castelhano, dá-nos um novo resumo da primeira semana de trabalho do Sínodo da Sinodalidade, onde já se começam a notar mudanças, no estilo, nas formas, na procura de consenso e no silêncio.

“Agora é mais difícil manipular o Sínodo”, destaca o nosso enviado especial ao evento, que observa como a questão da formação em seminários é especialmente relevante nestes primeiros dias. Porque os seminaristas sinodais de hoje serão sacerdotes de uma Igreja sinodal no futuro.

O Sínodo continua, e continuará em 2024. Por isso é importante o que se vive, mas ainda mais importante o que se vai viver entre as duas assembleias, porque todos esperamos que este trabalho de reflexão dos 465 participantes possa regressar. para as bases e as pessoas podem contribuir. Sinodalidade é contribuir juntos, é ouvir todos, é diálogo. Sem medo, e faça-o para buscar melhores caminhos para a Igreja, para discernir o que Deus pede à Igreja neste momento.